Tuesday, December 18, 2007

INFORMATIVO - ANO IV e V – Nº 21

Samba carioca é patrimônio cultural brasileiro

O samba carioca que agoniza, mas não morre - conforme a letra do compositor e sambista Nelson Sargento - agora é Patrimônio Cultural do Brasil. A decisão foi tomada no último dia 9 de outubro pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan).

Os integrantes do Conselho Consultivo do Iphan aprovaram por unanimidade a elevação do samba carioca a patrimônio nacional. A medida beneficiou as três matrizes do gênero musical: samba de terreiro, partido-alto e samba-enredo.

O objetivo é preservar as raízes da música, articulando ações com comunidades de sambistas, escolas de samba, principalmente a velha-guarda, e músicos contemporâneos. Dessa forma, segundo o Iphan, será mais fácil levantar verbas para desenvolver pesquisas históricas e produzir biografias dos sambistas.

Para o presidente do Iphan, Luiz Fernando de Almeida, a medida abre caminhos para uma política pública efetiva em cima de pontos de fragilidade no samba. "Cria uma política de salvaguardas, criando uma documentação sobre a tradição oral. E isso é possível por meio de projetos", explicou.

TONTE: Informe Palmares - Número 26 - Ano 2 - 16 a 31 de Outubro de 2007

****************
Imperadores do Samba - a volta por cima após certa turbulência. Próprio de quem voa nas asas do samba. Uma junta administra, segurando as pontas, Luis Carlos Amorim preside e o advogado Wanderlei Santos ocupa a vice-presidência, além do jurídico da escola. Presença vermelho e branco na Quizumba V, dia 23 de novembro de 2007.

*************************
FARINHADA – É CAMPEÃ

Photo Sharing and Video Hosting at Photobucket
Foto: Arquivos Negraldeia

A Associação Esportiva Farinhada, equipe de futebol fundada em 1º de maio de 1993, com sede na Vila Farrapos no norte da capital, tem como presidente Rogério Xavier – Ará – e como patrono o adv. Luiz Carlos Souza dos Santos. A equipe sagrou-se campeã do torneio da Liga da Canela Preta 2007.

Merecido título, pelo belo futebol apresentado. Parabéns aos dirigentes e atletas Anegildo Alves, Antônio Santos, Carlos Theobald, Carlos Costa, Celmiro Silva, Elton Alves, Flávio Fraga, Gerson Dias, Giovane Silva, Jéferson Nascimento, Jorge Araújo, José Silva, Leandro dos Santos, Luis Santos, Márcio dos Santos, Paulo Medeiros, Paulo Gomes, Paulo Daniel de Oliveira, Rogério Carvalho, Rogério Xavier, Silmar Silva, Ubirajara Menezes e Valmir Fraga.

*********************
Liga da Canela Preta

Times de futebol amador porto-alegrense participam da etapa "Liga da Canela Preta: Consciência Negra no Futebol"no evento Consciência Negra e Liga da Canela Preta novembro/07.

O torneio, em homenagem à histórica Liga da Canela Preta, incluiu jogos de futebol na sede do Banespa em Porto Alegre, dias 10 e 17 de novembro, e entrega de troféus no dia 23 numa grande Quizumba, realizada na Casa do Gaúcho do Parque da Harmonia. Em 1910, a Liga "Nacional" de Football Portoalegrense, conhecida como a Liga da Canela Preta, surgiu na Colônia Africana de Porto Alegre em contraponto à liga dos não-negros, que impedia jogadores descendentes de africanos de participar dos torneios oficiais.

Em 1907, contestando a discriminação branca, foi formado o polêmico Foot Ball Club Rio-Grandense, dirigido por Francisco Rodrigues, pai de Lupicínio Rodrigues, time de “mulatos” vice-campeão de POA no ano e uma das bases da Liga.

**********************
A Banda da Saldanha fez 29 anos dia 12/10 - parabéns! - e dia 13 continuava comemorando. A reportagem do Negraldeia estava lá (Oliveira). Ao microfone, o presidente Pedro Diogo registrou a efeméride. A professora universitária Zelma, que é do Piauí e reside em Fortaleza-CE, gostou muito do samba, do ambiente, e ainda fez um comentário sobre a negadinha: "como tem gente bonita!"
O.S.
*********************

Show de Art Popular Imperadores

Photo Sharing and Video Hosting at Photobucket
Foto arquivo Negraldeia

Belíssimo espetáculo na noite de 23 de novembro, com grandes atrações. Destaque para o encontro, no palco do Centro de Eventos do Parque da Harmonia, do grupo de pagode Art Popular e parte do grupo Show da Imperadores do Samba, parceira da ANdC e da Nova Liga da Canela Preta na festa de encerramento da semana da Consciência Negra em Porto Alegre, resultado da parceria entre diversas entidades comunitárias e do Movimento Negro Gaúcho.

**************************
Salão Letícia
Cortes, alisamento a frio,
permanentes, henês, tranças,
pente quente, hidratação,
pinturas entrelaçamento
Fofo (Vini)
Telefones (51) 3226-5501 9132-3706
Av. Borges de Medeiros, 453
sala 91 9º andar – Centro – POA/RS

0 Comments:

Post a Comment

<< Home