Wednesday, May 16, 2007

MANOEL ALCERI TIBÉRIO

por Oliveira Silveira



"Manoel Alceri Tibério faleceu recentemente em 28/04/2007 na capital. A esposa Isaltina Francisca Nogueira Tibério, mãe de José Armando e Sônia Maria, demais familiares e uma legião de amigos perdem a companhia desse homem afável, elegante, bem humorado e comunicativo.


Advogado, mas com vida profissional ligada fundamentalmente à Caixa Econômica Federal, atuou depois como associado e dirigente da AGEA - Associação Gaúcha dos Economiários Aposentados.



Músico, teve no passado longa atuação como instrumentista de sopro (trompete, sax). Nascido em 12.4.1932 em Porto Alegre , era filho de Marieta e Armando Tibério. Por parte de pai, era um dos irmãos do artista plástico Wilson Tibério, que viveu na Europa e na África a partir de 1946. Manuel só foi reencontrá-lo no ano 2000 na França e lutou muito para trazê-lo ao Brasil e a Porto Alegre, com a exposição de sua pintura e escultura.

A morte de Wilson em 2005 o desolou e interrompeu o projeto. Entretanto, com seu empenho e ajuda de amigos, Manuel Alceri resgatou para o Estado e o país a importância de seu irmão artista e da obra valiosa e significativa, já reconhecida no Rio de Janeiro à época de sua saída e depois internacionalmente. Manuel Alceri Tibério encaminhou a tradução de biografia do pintor e participou da realização de mostra histórico-biográfica em banners. Deixa, assim, uma contribuição cultural relevante, colaborando com as artes plásticas. "

0 Comments:

Post a Comment

<< Home