Sunday, October 08, 2006

INFORMATIVO - ANO IV e V – Nº 12

*********************************
MINISTRA MATILDE RIBEIRO

Esteve de novo na cidade em 8/9/06 a ministra Matilde Ribeiro. Demonstrou preocupação com a situação em que se encontram os Clubes Negros de forma geral. Entidades entre as quais a Floresta Aurora(POA), Prontidão(POA), Ficaí (Pelotas) e tantas no RS/BR. Esses redutos de resistência cultural, da mesma maneira que casas de religião de matriz africana (Ilês), continuam sofrendo agressões e ataques dos mais variados segmentos da população. Ex: poder econômico, igrejas neopentecostais, imobiliárias... são necessárias ações para recuperar e defender nosso patrimônio. Ninguém fará isso por nós.

*********************************
TALENTO GAÚCHO NA GLOBO

Photobucket - Video and Image Hosting

Sirmar Antunes – 50 anos e 30 de trabalho com artes. Gosta de ser chamado "operário das artes”, porque já desempenhou funções desde iluminador a diretor durante sua trajetória artística. A sua carreira faz parte da história do negro no RS.

Fonte: foto e texto Portal Afro (http://www.portalafro.com.br

*********************************
“PAcTO” PELO RIO GRANDE

Volta e meia aparece político, profissional de marketing “bolando frase ou palavra” que acaba ferrando o povo. “Genialidade” na qual os pobres sempre levam a pior. Alertamos para as notícias de amanhã, mais perversas, mais terríveis. Partidos aprovaram de forma unânime, o tal “PAcTO SOCIAL”. A periferia, os morros continuam como depósito de pobres (não consultados sobre o pacote de medidas), excluídos de tudo. Um dia essa gente toda volta para cobrar parte na distribuição da riqueza do país, mas sem muita conversa fiada. Alguém vai pagar o “PAcTO”.

*********************************
PARABÉNS BANDA DA SALDANHA

Photobucket - Video and Image Hosting

O Pedro Diogo continua inquieto com as suas obras. A comunidade carece de um ambiente mais digno, adequado ao lazer e reencontro com a própria cultura. Foram dezenas de anos em que nada houve em termos de evolução do samba na capital. Axé Diogo e que os nossos orixás iluminem teu caminho. Estamos contigo. A propósito, tem Banda na rua e festa na quadra em 12 de outubro (28 anos), ingresso somente com credencial. A banda desfilará na Semana da Consciência Negra, em novembro.
Foto: arquivo

*********************************
SEMANA FARROUPILHA

Ótimo. Estão surgindo piquetes da comunidade negra nas comemorações da Semana Farroupilha. Destaque para Floresta Aurora e Lanceiros Negros. Beleza! Tivemos papel bem significativo na Revolução Farroupilha, são revelações de historiadores e estudiosos pesquisando fatos reais, sem servir aos interesses dos que detêm o poder, e “na hora do pega”, colocam os Negros na linha de frente.

*********************************
ACAMPAMENTO DA "CONSCIÊNCIA NEGRA"

O piquete Lanceiros Negros Contemporâneos que tem como patrão Negro Banda está empenhado para que na Semana da Consciência Negra, nossa gente também acampe no Parque da Harmonia já que todo mundo acampa lá! Talvez a secretaria da cultura, governador, prefeito, mídia, bancos e empresários nos prestigiassem como acontece em festas de etnias em outros locais tais como na serra gaúcha.

*********************************
VALORIZAÇÃO DE UM POVO

Estamos analisando a elaboração de um projeto para que em locais de grande concentração de determinada etnia, se façam homenagens a suas personalidades, como já ocorre por aí no país. Por exemplo, na Restinga, ruas e praças com nomes de personalidades que contribuíram para construção da cidade, como: Everaldo Marques da Silva, Pedro Homero, Mestre Irajá, Seu Pretinho, Wilson Tiberio, Mãe Zenóbia... (cota cultural). Nomes de ruas e praças não têm custos e preservam a memória. Imagine a estátua de OGUM (cores verde, vermelho e branco) na praça das Esplanadas, frente à quadra do Estado Maior da Restinga. Além disto, facilitaria localização de endereço pois quando chega uma ambulância, ninguém sabe informar onde fica a Alameda 25 rua 3, travessa C e assim por diante (O enfermo precisa ter fé e muita sorte para sobreviver).

*********************************
PROCURA-SE

Deputado (a) estadual ou federal negro (a) eleito em 2006 no RS. Pode até ser Sarará, mas que seja assumido (a). Não precisa ser dez vezes melhor que os outros deputados. Gratifica-se.


*********************************
Zezeh Cabelereiros - Pérola Negra
Photobucket - Video and Image Hosting
Salão de beleza para pessoas que valorizam seu visual.
Travessa do Carmo, 152 conj. 204 – Largo Zumbi dos Palmares POA/RS
Marcar hora pelo Tel.: 0XX (51) 32.86.64.54

1 Comments:

Blogger Sátira Machado said...

Evandoir:

Parabéns pela inovação na criação deste blog. Acho a idéia interessante e facilitadora para todos aqueles que tem acesso à internet.Com a criação deste canal de contato com o NEGRALDEIA teremos opiniões diversas e também o surgimento de contribuições importantes para o Informativo NEGRALDEIA.
Mais uma vez, congratulações pela iniciativa. Esse "Nenê" vai longe hein.

Ruth

8:46 PM  

Post a Comment

<< Home